Como organizar uma feira de artesanato

04 fevereiro, 2020


Fonte: https://www.montarumnegocio.com/como-organizar-uma-feira-de-artesanato/

É claro que para ter sucesso de verdade e fazer com que esse negócio seja lucrativo, você precisa muito mais do que só ler algumas informações: é preciso estar disposto a trabalhar duro e colocar tudo isso aqui em prática.

O que eu posso te dizer é que esse é um negócio que tem movimentado bem em todo o país e que com um bom planejamento, uma boa estratégia e muita força de vontade, você tem chances sim de ter um bom resultado.

A partir dessa leitura você terá a oportunidade de tirar o seu sonho do travesseiro e transformá-lo em realidade! Quero te mostrar que se tem tanta gente por aí que consegue, você também pode!

Então vem comigo, aprenda todas as dicas de como organizar uma feira de artesanato e comece a trabalhar o quanto antes.

Essas feirinhas estão em alta hoje em dia!


Uma das coisas mais importantes que você precisa saber é que vender artesanato dá dinheiro e que hoje em dia esse tipo de feira se transformou em um evento que reúne famílias inteiras e dá muito certo!

Aqui na cidade onde eu moro existem feiras que acontecem sempre, só que para atrair a população elas oferecem outros atrativos além dos artesanatos em si: é possível encontrar comida, doces, brinquedos para as crianças…

As pessoas adoram ir para lugares onde encontram várias coisas bem bonitas e com um preço mais acessível. Melhor ainda se enquanto elas fazem isso estão comendo algo gostoso, em um ambiente divertido e familiar.

Saber como organizar uma feira de artesanato pode significar, em algumas situações, que você precisa sair da caixinha para chamar a atenção de mais pessoas e expandir o seu negócio.

Eu te darei dicas para fazer isso também, mas é você que precisa avaliar, de acordo com a sua situação e realidade, de acordo com o mercado da sua região, se é melhor focar só no artesanato ou se vale à pena agregar valor nesse sentido.

Como organizar uma feira de artesanato e ganhar dinheiro: 6 dicas!


como organizar uma feira de artesanato

Separei seis dicas para montar uma feira de artesanato do zero. O mais interessante é que são dicas simples e bem lógicas, mas por algum motivo a gente fica esperando planos mirabolantes para colocar objetivos em prática.

Executar o simples, o óbvio, na maioria das vezes é o único caminho para gente alcançar o sucesso e eu espero que você aproveite esses óbvios que eu trouxe para te relembrar.

Acredito que a dica mais importante é o amor pelo que você está planejando! Quando a gente quer muito fazer alguma coisa e tem amor por isso, envolvemos o universo inteiro para nos dar uma ajudinha.

Mesmo que seja difícil em algumas situações, mesmo que tenham desafios, mesmo que seja um trabalhão daqueles, as coisas acabam se ajeitando no final e tudo dá certo. Espero que aconteça assim com você também.

Então, vamos ver como organizar uma feira de artesanato?

#1 – Defina o seu público alvo e escolha o local

Essa sempre é a primeira decisão de quando você quer montar um evento. Para quem ele vai ser direcionado? Qual tipo de artesanato eu quero trabalhar? Quem é que vai se interessar por ele?

Definir o seu público alvo vai ajudar você a preparar o evento que vai atingir ele em cheio! Isso também vai colaborar muito na hora da identificação do local certo – afinal, precisa ser onde esse público está.

Tenha muito cuidado e paciência nessas questões porque elas têm o poder de influenciar todo o seu negócio – para o bem ou para o mal.

#2 – Entre em contato com possíveis expositores

Você sabe bem que muita gente tem optado por trabalhar em casa com artesanato e uma feira é a oportunidade que essas pessoas tem de expor o produto para mais pessoas e ganhar um dinheiro a mais.

É por isso que o seu segundo passo vai ser ir atrás dessas pessoas. Você pode começar com os seus conhecidos, com as pessoas do seu bairro, mas pode ir aos poucos indo atrás daquelas que postam seus produtos nas redes sociais, por exemplo.

O importante é encontrar quem trabalha também com amor e que tem produtos bonitos e dentro do segmento para atender o seu público alvo. Produtos de qualidade vão influenciar a experiência do seu cliente.

#3 – Não esqueça de definir os valores para aluguel do seu espaço

Talvez essa seja a parte mais chata, para algumas pessoas, dessa minha lista de como organizar uma feira de artesanato, mas ela é muito importante. Lembre-se que mesmo sendo por amor, o seu negócio precisa te dar lucros, você precisa ganhar!

Para isso você precisa definir quantos expositores estarão presentes no seu negócio e qual será o valor que eles pagarão por esse aluguel.

Minha dica é que você primeiro saiba todos os custos da sua feira de artesanato e tenha noção do quanto é ideal lucrar. A partir disso você divide por todos, mas lembrando que não pode ser um valor exorbitante: afinal o negócio precisa ser bom para os expositores.

Trabalhe com um valor justo e atrativo para essas pessoas, muitas estão começando um novo negócio, assim como você.

#4 – Tenha um layout arrumado e bem dividido

Esse é outro ponto importante! O seu espaço precisa ser bem dividido, arrumado (mesmo que seja bem simples) e acolhedor. Por isso você precisa, antes de sair montando de qualquer jeito, pensar e desenhar como isso acontecerá.

Pense na experiência no seu público, pense como consumidor e crie um passo a passo que dê a ele as melhores experiências. Isso vai fazer total diferença no seu resultado final.

#5 – Divulgue sua feira!

Não é só saber como organizar uma feira de artesanato que vai te dar dinheiro, você precisa fazer com que as pessoas saibam sobre ela e tenham interesse em visita-la. Esse é um grande desafio!

É por isso que você precisa separar uma verba só para investir pesado na divulgação do seu negócio. Sabendo quem é o seu público alvo essa tarefa fica mais fácil, mas você precisa aproveitar todas as oportunidades possíveis.

Divulgue na rádio da sua cidade, em carros de som, coloque outdoor e, principalmente, divulgue muito nas redes sociais.

Se você conseguir fazer um bom trabalho com a divulgação da sua feira, os seus resultados serão positivos, com certeza!

#6 – Agregue valor ao evento

Isso aqui tem um pouco a ver do que eu falei mais acima no texto. A partir do momento que você sai do comum e coloca outros elementos na sua feira, como comidas, brinquedos para as crianças e qualquer outra coisa assim, você acaba atraindo mais pessoas, o que aumenta as possibilidades de venda.

É claro que você não precisa, de primeira, fazer um evento com tudo que existe por aí, mas ao menos avalie se aí onde você quer montar teria espaço para esse tipo de coisa e se a resposta do seu público seria positiva.

O trabalho será o mesmo e é bem provável que o retorno financeiro seja muito maior. Coloque tudo na ponta do lápis, pesquise e decida de acordo com as suas possibilidades.

Monte logo a sua feira de artesanato!


Você não só já sabe como organizar uma feira de artesanato, como já entendeu que é um negócio que está em alta e que pode dar muito dinheiro. Então me diz, vai esperar mais o quê?