BUSCAR NEGÓCIOS, SERVIÇOS, PARCEIROS E OPORTUNIDADES

O que você diria ao seu “eu jovem”? Dicas de executivos para a sua gestão de carreira

Texto retirado de: https://blog.runrun.it/gestao-de-carreira/

Você tem clareza sobre seus objetivos na vida? É uma questão que faz a maioria das pessoas hesitar. Com o passar dos anos, descobrimos novos caminhos, revisamos sonhos e nos conhecemos melhor. Essa autoreflexão necessária para a gestão de carreira muitas vezes é ignorada, deixada pra depois, mas não temos tempo para arrependimentos. Por isso, entrevistamos executivos de várias vivências e origens (brasileiros, norte-americanos e britânicos) para reunir seus conselhos.

Se você ainda é um(a) jovem de vinte e poucos anos (sorte a nossa!), aproveite essas preciosas dicas – ouvir é uma das orientações. Mas, se você já “chegou lá”, não deixe de compartilhar seus conselhos nos comentários.

Gestão de carreira: 3 conselhos que você daria ao seu “eu jovem”

Mariana Salomão, CEO da Salomão Desenvolvimento Humano

1. Seja você mesma. Você nunca vai agradar a todos. A unanimidade não existe, portanto seja autêntica e acredite na sua capacidade de resolver todas as coisas. Entenda o ambiente, tenha inteligência emocional e social para se adequar ao contexto, mas não perca sua essência e tenha a coragem de defender suas ideias.

2. Muitos vão tentar te ajudar, mas nem todos vão te ajudar. Diminua suas expectativas em relação às pessoas. Você só se frustra quando espera demais. Desenvolva a habilidade de saber em quem e quando confiar informações e sentimentos.

3. Faça um planejamento estratégico diário. Uma dica básica, mas por muitos anos repliquei o erro de planejar meus dias em listas de tarefas. Tenha claro os principais resultados que deseja alcançar e faça uma engenharia reversa com as 5 atividades fundamentais do seu dia que farão com que você avance rumo ao que busca. É muito mais produtivo e motivador.

Thiago Sarraf, CEO da Dr. E-commerce

1. A sua primeira empresa não vai dar certo, nem a segunda, nem a terceira, mas você vai ter sucesso e faturar seu primeiro milhão em 2013. Seja resiliente.

2. Você não entende (ainda) de tecnologia, mas ela fará você gostar do seu trabalho.

3. Seja curioso e empático, sem essas duas qualidades não conseguimos nada nem na vida pessoal nem na profissional.

Todd Horton, fundador e CEO da KangoGift

1. Estude todos os aspectos de uma empresa. Muitas vezes, somos atraídos para uma área específica, como a financeira. Ainda que isso seja ótimo, como um empreendedor você tem que ser um “pau-pra-toda-obra” em todas as áreas de um negócio.

2. Desenvolva habilidades de vendas. As vendas são uma das áreas mais críticas e mal compreendidas de uma empresa. Saiba o que diferencia as grandes pessoas de vendas de pessoas medíocres.

3. Tenha um mentor. É inestimável para obter conselhos de alguém que esteve lá. Aos 20 e poucos anos, nós achamos que nossa situação é única e que nenhuma pessoa mais velha poderia compreender os desafios que estamos enfrentando. Por essa razão, não nos aproximamos dos mais velhos, porque presumimos que eles também não conseguem. Mas precisamos de experiência para realmente aprender como é feito. Não tenha medo de pedir orientação. As pessoas estão mais dispostas a te ajudar do que você imagina.

Tami Belt, Relações Públicas e Comunicação Estratégica da Blue Cube Marketing Solutions

1. Confie na sua intuição. Você sabe mais do que pensa. Você sabe melhor do que ninguém o que é certo para você.

2. Você não precisa de permissão para seguir seus sonhos. Há pessoas em sua vida que nunca vão acreditar em você ou incentivá-la. Pare de esperar por permissão, apoio e incentivo delas.

3. Você pode cuidar de si mesma. Você é inteligente, talentosa e cheia de recursos. Às vezes, pode ser melhor viajar sozinha.

Catherine Wood, fundadora e coach da Unbounded Potential

1. A relação mais importante para valorizar, honrar e nutrir é a de você com você mesma. Se você se tratar com amor e respeito, você pode avançar com confiança em direção aos seus objetivos e lidará melhor quando alguém te tratar mal. Em última análise, eles estão lutando por suas próprias batalhas internas, e não é um reflexo de quem você é.

2. Erre mais rápido (“fail faster”), porque cada falha te levará um passo mais perto de alcançar o sucesso. Não espere que o medo “vá embora” porque nunca irá.

3. Não se comprometa com a necessidade de conhecer todas as respostas antes de começar, porque a clareza vem depois de você ter tomado decisões, não durante a espera.

Robert Johnson, presidente e CEO da American College of Financial Services

1. Obtenha experiência global, se exponha a uma variedade de culturas. Essa experiência proporciona uma visão muito mais ampla. Isso vai te trazer benefícios para o resto de sua vida.

2. Invista dinheiro desde cedo. A maior vantagem que um indivíduo tem para acumular riqueza é o tempo. Muitas vezes, as pessoas racionalizam que começarão a investir somente quando tiverem altos salários. Ter investimentos é bastante simples se você tem um horizonte de tempo longo.

3. Viva dentro das suas possibilidades. Somente empreste dinheiro quando for absolutamente necessário. Use seu carro um pouco mais antes de substituí-lo. Não determine qual casa você vai comprar só porque aparentemente você pode pagar a hipoteca (nos EUA, no caso). Se você vive dentro de padrões possíveis, você acumulará mais dinheiro para quando se aposentar. E, acredite, ter dinheiro guardado aumentará suas opções. Você pode amar seu trabalho e querer continuar nele, mas não há nada como a liberdade proporcionada pela flexibilidade financeira.

Peterson Teixeira, empreendedor e especialista em marketing

1. Pense ainda maior.

2. Abrace sua visão e use sua personalidade em seu negócio.

3. Tenha fé e coragem quando tudo parecer impossível.

Paige Arnof-Fenn, fundadora e CEO da Mavens & Moguls

1. Sua definição de sucesso vai mudar. Ao longo dos anos, você encontrará o que realmente importa para você. Não se estresse se você não chegar aonde queria aos 30, ou não se tornar CEO de uma grande empresa antes de completar 50. Você vai encontrar seu caminho. Seja paciente.

2. Com medo de falhar, todo mundo comete erros, é apenas parte do processo no caminho para o sucesso. Nele, você aprende coisas que não estavam planejadas, então preste atenção a todas as lições.

3. Você aprende mais com chefes ruins do que com os bons, então não se desgaste com chefes que são desagradáveis, apenas trabalhe duro para se tornar a líder que você deseja (e pode) ser.

Zondra Wilson, CEO e fundadora da Blu Skin Care

1. Confie em seu instinto.

2. Não desista tão rapidamente. Errar faz parte do jogo.

3. Ame mais, confie mais e aproveite mais a vida.

Andrea D. Smith, estrategista de marca da ADS Agency

1. Explore, explore, explore. Você acha que sabe o que quer, mas não tem ideia do que mais poderia fazer. Pergunte por aí. Seja curiosa sobre o que as pessoas fazem. Descubra (e preste atenção) no que você é boa. Sempre há pequenos sinais ao longo do caminho. Seja voluntária na sua área de interesse, é uma boa maneira de continuar explorando e testando suas capacidades.

2. Você nunca sabe quem está te observando – então faça sempre o melhor. Mesmo as tarefas aparentemente insignificantes, seja levar ideias em uma reunião ou trocar e-mails com colegas. E, para ser lembrada, mantenha conexões e relacionamentos. Não conecte-se apenas por uma questão de networking, mas para permitir que as pessoas conheçam você, compreendam seu caminho.

3. Lembre-se: você está no controle. No final do dia, não importa para quem você trabalha ou o que você faz, você ainda está no controle da marca que você quer deixar. Onde quer que você vá, independente do cargo. Não tenha medo de expressar suas ideias só porque é jovem. Você está construindo sua história.

Steven Benson, fundador e CEO da Badger Maps

1. Trabalhe para grandes empresas por pouco tempo. Em grandes organizações, você tende a aprender tudo muito rapidamente.

2. Na rotina, faça rapidamente as tarefas. E absorva o máximo de informações dessas grandes empresas.

3. Procure construir experiências em empresas menores e startups, onde você pode aprender mais e adquirir habilidades importantes para desenvolver uma carreira bem sucedida.

Kimberly Marek, proprietária e diretora de criação da 7 Charming Sisters

1. Tudo ficará bem. Respire fundo e continue.

2. Viaje enquanto você ainda tem flexibilidade para fazê-lo.

3. Aprenda e faça certificações agora, enquanto você tem mais tempo.

Karla Jobling, CEO da BeecherMadden

1. Procure reconhecer o quanto você é boa no que faz. Não aceite não ser reconhecida por isso. Tenha mais confiança em sua própria capacidade.

2. Seja você mesma no trabalho. Nem todo mundo vai gostar de você ou do seu estilo. Às vezes, um feedback é mais sobre a pessoa que está falando do que sobre você.

3. Você não pode fazer tudo, pelo menos não bem. É preciso saber delegar e dizer alguns “nãos”.

No entanto, se eu tivesse seguido esses meus conselhos, provavelmente, não estaria onde estou hoje!

Danni Lin, CEO da Great Wine

1. Não coloque todo seu foco em ter um investidor. Se você pode provar que sua empresa tem valor e pode ganhar dinheiro, os investidores vão investir. Lembre-se sempre de que o investimento pode ajudar a acelerar o crescimento de um negócio, mas não pode mudar a natureza de uma empresa. E, ao invés de entrar em pânico quando o dinheiro está para acabar, tenha cuidado com cada centavo que a empresa gasta.

2. Mesmo se você se tornar uma CEO, não pare de procurar aprendizado, e mantenha-se de olho em novas oportunidades. Converse com pessoas cujo negócio é muito diferente do seu, isso vai permitir ver as coisas de diferentes perspectivas. Haverá momentos que você vai aprender algo que não te ajuda em uma necessidade urgente, mas sempre mantenha sua mente aberta. Um dia os pontos vão se conectar. Ah, o erro mais fatal de um CEO é pensar que há empregos baixos ou posições baixas dentro de uma empresa.

3. Mantenha-se motivada. Haverá altos e baixos no progresso da criação de um negócio. Em momentos difíceis, permaneça confiante e trabalhe duro para alcançar seus objetivos. Busque inspirações. Quando me sinto cansada, leio citações e repenso a direção do negócios. Então, volto a trabalhar com uma mente clara e muita energia.

Bruce Cameron, ex-agente federal e treinador executivo

1. Família importa mais. No final, ninguém se preocupa o quanto você trabalhou. Não espere pela aposentadoria para viver.

2. Busque outras fontes financeiras para simplificar a sua vida tanto quanto possível. Evite uma desordem financeira.

3. A menos que você seja um bilionário, não existe linha de chegada. Continue sempre em frente.

Antonella Pisani, CEO da Official Coupon Code e da Eyeful Media

1. Assuma o maior número possível de estágios e oportunidades de voluntariado. Serão mais importantes que as notas da escola. Use seu tempo para ajudar os outros, não só porque você vai se sentir bem, mas também para saber como diferentes organizações operam.

2. Estude no exterior pelo menos um semestre, se não mais. Aproveite as oportunidades que você tem agora para viver em uma cultura diferente. Você vai fazer novos amigos, aprender como as coisas funcionam em outros países e aprender a confiar em seus próprios instintos.

3. Não se preocupe em não se encaixar. Pessoas que não seguem as normas tendem a causar impacto no mundo. Seja você mesma. Ao envelhecer, você perceberá que ter sido independente e autêntica te ajuda a ser uma líder empática e também fazer com que se sinta confortável para desafiar o “padrão”.

Thom Fox, diretor de pessoas da Giombetti Associates

1. Comemore o fracasso! Crescimento vem de aprender o que não devemos fazer em oposição ao que devemos fazer. É uma oportunidade maravilhosa para aprender sobre como lidar com a adversidade.

2. Concentre-se nas pessoas, não nos resultados! Se nós, como líderes, construímos uma cultura de relações humanas, ao contrário de focalizar somente em resultados, algo interessante acontece. Quando você se concentra em pessoas, com uma equipe engajada, você pode mover montanhas.

3. Peça feedback! O ego é a força mais destrutiva do universo, especialmente quando você está nas altas camadas da gestão. Sem comentários e opiniões dos outros, não podemos abraçar o desenvolvimento pessoal.

Robin Salter, diretor de marketing da Kwipped

1. Não choramingue. Isso significa nunca se queixar de qualquer coisa, por qualquer razão, mesmo que pareça justificável. A adversidade é uma oportunidade disfarçada, mas você nunca vai encontrar a oportunidade enquanto estiver reclamando.

2. Aprenda a controlar seus pensamentos. Nossas mentes são poderosas máquinas de criação. Nossos pensamentos muitas vezes definem nosso caráter, impactam nossas condições e circunstâncias na vida. Assim como o exercício físico torna nossos corpos fortes e flexíveis, a meditação torna nossas mentes fortes e flexíveis. Disciplinar a mente talvez seja a habilidade mais valiosa que um ser humano pode ter.

3. Estabeleça metas claras. É muito difícil ser eficiente e produtivo quando você não está certo sobre o que você está tentando fazer. Nos negócios, nos relacionamentos, em sua própria vida, as metas fornecem clareza de propósito e tornam fácil priorizar ações.

Biren Bandara, fundador da Leader School

1. Invista o que você pode ou tenha alguma tipo de poupança. (Aos 30 e poucos, tive que pagar meus “pecados” financeiros dos 20 e poucos. Mas, admito, foram tempos divertidos.)

2. Construa grandes relacionamentos. Eles te ajudarão em tudo o que você precisar, tanto profissional como pessoalmente.

3. Explore tanto quanto possível. As diferentes perspectivas vão te ajudar a desenvolver uma boa compreensão das pessoas.

Deborah Sweeney, CEO da MyCorporation

1. Tenha uma visão do longo prazo. Isso afasta a estagnação.

2. Dedique tempo a grandes decisões. Não aja muito rápido.

3. Delegue. Se você tentar fazer tudo sozinha, se atrapalhará. Capacite e confie em sua equipe, sem fazer microgestão.

Kristen Gagné, fundadora da Webtawks

1. Tire do seu vocabulário a sentença “você deve (…)”. Muitas vezes somos pressionadas a seguir determinado caminho com base no desejo da família e dos amigos. Em vez disso, promova uma vida que seja boa para você. Pode não ser fácil, mas traz ótimos resultados a longo prazo.

2. Encontre um mentor. Pode ser alguém envolvido em um interesse que você tem ou apenas um adulto mais velho que você respeita. É importante procurar feedback de alguém que você admira e confia.

3. Ofereça algo de volta ao mundo, como voluntária. Compartilhe seu tempo com os outros que precisam dele. Ser capaz de ver a bondade quando os tempos são difíceis é inestimável.

Mary Ellen ‘Mel’ Spera, analista de mercado e ex-analista de inteligência militar do exército norte-americano

1. O mundo não vai acabar se você falhar em alguma coisa. Use suas falhas como experiências de aprendizagem. Aprenda e siga em frente.

2. Ria mais. Ninguém gosta de conviver com uma pessoa sempre triste ou muito perfeccionista (mesmo quando você está certa).

3. Não se case com 18 anos de idade! Por outro lado, se você não tivesse casado e divorciado aos 21 anos de idade, não teria aprendido a confiar em si mesma.

Roger Wolkoff, palestrante e coach

1. Seja sincero consigo mesmo e com os outros – nunca comprometa seus valores e o que você representa. Seja altruísta e pense nos outros.

2. Defina metas pessoais e profissionais mensais, trimestrais e anuais.

3. Sempre pergunte a si mesmo o que você quer, por que você quer e quando quer – relacionamentos, empregos, carreira, viagens, família, etc. Seja autêntico consigo mesmo e com os outros.

LaKiesha Tomlin, gerente de engenharia na indústria aeroespacial e proprietária da Thriving Ambition

1. Viaje antes de batalhar para ser promovida.

2. Aliás, aproveite a vida antes de focar totalmente em seus objetivos. Depois, será difícil.

3. Participe de um programa de estudos no exterior durante a faculdade. Esse é o melhor momento, desde que você tenha poucas responsabilidades ainda na vida.

Ted Chan, fundador e CEO da CareDash

1. Se você tem grandes planos ou metas, comece a planejar e tomar as medidas logo – antes de ter obrigações (aluguel e filhos).

2. Nunca grite com alguém. Não ajuda em nenhuma situação.

3. Tudo é você. Se você não está recebendo o que espera, olhe para dentro para entender o porquê.

Grainne Kelly, fundadora da BubbleBum

1. Mantenha uma atitude positiva, porque isso é essencial para o sucesso.

2. Tenha um lema na vida. Ele ajudará a te motivar quando o trabalho ficar difícil. Sempre digo a mim mesma: se você fizer as coisas pelas razões certas, só a coisa certa pode acontecer.

3. Não deixe que um “não” ou um obstáculo te impeçam de seguir em frente. Adversidades cultivam força interior. Procure as lições internas e as aplique à sua vida. E não espere nada de ninguém ou você ficará desapontada.

Comentários