1. Dê sempre mais

Quem não gosta de receber um atendimento ou um serviço especial, que vai além do “padrão” de uma marca? Detalhes pequenos como mandar uma recompensa para um cliente por usar o seu serviço ou software, cumprir prazos de entrega à risca, mensagens bacanas nos tickets de suporte (além das respostas automáticas), entre outros, podem fazer a diferença.

2. Seja transparente com seu negócio

Você provavelmente já ouviu isso antes e pode apostar que ouvirá mais umas 100 vezes. Não tenha medo de ser sincero com seus clientes, converse com eles nas redes sociais de forma mais natural, dentro dos limites, é claro. Deixe seus clientes saberem o que está acontecendo com a sua empresa, seja transparente sobre problemas e promova o engajamento deles nas redes sociais. Veja um exemplo:

3. Construa uma relação consistente nas redes sociais

Você tem uma fan page no Facebook, Twitter ou até um Pinterest que está juntando poeira e não faz nada por sua marca? Está na hora de alavancar seus esforços em mídias sociais e garantir que sua marca esteja à frente e no centro dos seus consumidores. Uma forma de alguns negócios obterem melhores resultados de engajamento e também melhores resultados de fidelização é criando grupos específicos de clientes nas listas do Facebook e do Twitter.

Deixe os consumidores discutirem, fazerem perguntas e comentarem no grupo privado com os profissionais da sua empresa – é claro que as conversas devem girar em torno do tema do seu mercado e de seus serviços, uma espécie de Fórum aberto. Organize seus seguidores no Twitter criando listas específicas de clientes e fornencendo informações úteis através dos chats do Twitter.

4. Produza conteúdo de qualidade!

Produzir conteúdo de qualidade significa muito mais que apenas gerar alguns posts no Facebook e no Twitter. Significa ser capaz de oferecer conteúdo informativo e confiável. Você pode usar vários tipos de canal para oferecer esse conteúdo: um blog, uma apresentação comercial ou tutorial no SlideShare e em websites que hospedam conteúdo. Você pode ainda criar um canal próprio no Youtube para explicar o funcionamento de seus produtos e dando dicas sobre seus serviços.

5. Sorteios, brindes e cortesias

Quem não gosta de receber alguma cortesia? Especialmente se tudo que você precisa fazer é “curtir” uma página no Facebook ou se tornar um seguidor no Twitter. Sorteios geralmente são fáceis de organizar, você pode sortear um cliente aleatoriamente ou pedir para que eles preencham um formulário no post onde está o seu conteúdo. Isso vai te ajudar a gerar mais leads e ganhar mais impulso nos rankings de SEO. As possibilidades são infinitas! Existem muitas outras formas de ganhar a fidelidade do cliente, estes são apenas alguns. Não hesite em dar essas ideias uma chance, veja os resultados por você mesmo.